APROVAÇÃO DE PROJETOS
Construção e reforma junto a prefeituras, desdobro e remembramento de lotes, demolições, regularização de imóveis
O Projeto Legal é composto por desenhos técnicos com base em especificações e normas locais pré-estabelecidas. Apesar de possuírem exigências muito parecidas, cada município pode ter seus requisitos específicos. As prefeituras estabelecem, normas sanitárias, construtivas, urbanísticas, entre outras, que devem ser respeitadas na hora de se projetar.
Cumprindo essas condições, através do RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) exigido pela prefeitura e preenchido pelo arquiteto, o cliente tem a garantia de que seu projeto foi desenvolvido por um profissional habilitado para fazê-lo.
PROJETO EXECUTIVO
Após a aprovação do Projeto Legal, é muito importante contratar o Projeto Executivo para demais especificações como materiais de acabamento, luminotécnica, louças e metais sanitários, acabamentos e revestimentos.
PROJETOS COMPLEMENTARES
Para uma construção particular, residencial, é importante contratar projetistas que desenvolvam os projetos estruturais e de instalações (hidráulica/elétrica) para otimizar o valor injetado na obra, gerando economia e melhor aproveitamento dos recursos financeiros. Já em obras comerciais ou industriais podem haver outros projetos que se façam necessários além dos já citados. Projetos de climatização, redes, T.I., C.F.T.V., automação (dentre outros), podem ser fundamentais ao bom desempenho do edifício ao longo de sua vida útil.
OUTRAS APROVAÇÕES
Para determinados usos são exigidas algumas aprovações além dos alvarás de aprovação, execução e conclusão de obra. Usualmente são necessários autos de licença específicos (licença de funcionamento, CET, vigilância sanitária, CETESB), segurança (bombeiros, elevadores, local de reunião), acessibilidade (rampas, plataformas elevatórias) ou outras licenças. Fique atento a essas exigências conhecidas pelo responsável pela contabilidade de sua empresa.